Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 13 de março de 2020
2 Coríntios 12:15                                                  
O apóstolo Paulo é verdadeiramente um exemplo para todos aqueles que pregam o evangelho, bem como para os obreiros e cristãos em geral, o amor que ele sentia pelas pessoas era semelhante ao amor de um pai para com seus filhos, era um amor que o levava a gastar-se até o fim, para o bem dos outros, quando você ama um filho, não importa como ele lhe trate, você é capaz de gastar todas as energias que tem e até os recursos para dar o melhor de si para ele, Paulo deixava claro que ele não queria nada em troca, apenas que eles chegassem ao conhecimento de Cristo Jesus, esse é o amor de um pai, sabia? “Ainda que amando-vos cada vez mais, seja menos amado”. 
É interessante que com esse amor, ele conseguia ganhar muitas almas e fazer muitos discípulos, porque ele não ligava para os foras e afrontas que ele recebia das pessoas, mesmo assim ele identificava nelas o seu potencial. Uma certa feita Paulo foi a cidade de Corinto, que ficava na Acaia, que está na Grécia atualmente, e ele chegou ali sozinho, e foi bater na porta da casa desse Judeu, nascido no Ponto, mas que morou na Itália e depois se mudou para Corinto, e Paulo diz: “Como vai, eu acabei de chegar na cidade e eu estou precisando de um lugar para me hospedar, e eu senti de Deus de bater na sua porta” E como Áquila era judeu ele recebeu Paulo, mas com uma condição, de que ele ajudasse também no trabalho, e como ele era fazedor de tendas, Paulo o ajudava no trabalho, mas Paulo queria ganhar aquela família para Jesus e durante os trabalhos ele ia contando o seu testemunho. (explique com suas palavras)  
Fazendo assim, Deus fez algo grandioso na vida desse casal, de maneira que eles deixaram o Judaísmo e passaram a abraçar a fé de Paulo, e eles vão si tornar discípulos fervorosos do apóstolo Paulo, quer dizer, Paulo gastou sua energia ali naquela casa por mais de um ano e conseguiu traze-los para o sr Jesus, (v11) e olha o que vai acontecer amados, este casal vai querer deixar tudo e seguir com Paulo na obra missionária, e Paulo vai dizer: “Tudo bem, eu estou indo para a Síria, se vocês quiserem, venham comigo, mas em cada cidade eu vou parando para pregar o evangelho” e em Éfeso houve uma confusão tão grande que Paulo só não morreu, porque Deus usou este casal para ajuda-lo, então Paulo resolve deixa-los na cidade de Éfeso (v18-19) e tudo isso que está acontecendo, todo esse encontro, desde Corinto, já estavam nos planos de Deus, (Deixa eu te falar uma coisa, Deus já sabia de tudo que aconteceria na tua vida, antes mesmo de você chegar aqui nesta igreja, e sabendo ele foi preparando este dia, porque ele tem um plano grandioso que envolve você e este ministério, ainda que você não compreenda, Deus está acompanhando os teus passos e dirigindo o teu futuro, ele está preparando um futuro abençoado e creia! Que ele mesmo vai abrir as portas para a tua vida!) 
Áquila e Priscila nem imaginavam, que Paulo era um dos maiores pregadores daquele tempo, e eles não sabem o quanto a vida deles é valiosa para os planos de Deus, quando Paulo os deixou e seguiu em frente, eles começaram a ensinar em Éfeso tudo aquilo que haviam aprendido com Paulo e na casa deles vão acontecer reuniões cristãs, mas tudo debaixo da benção de Deus e de Paulo, eles vão fazer uma casa de oração e vão arrebanhar muitas pessoas para Cristo, 1 Coríntios 16:19 Aqui Paulo manda uma carta para a igreja que ele abriu em Corinto, que era a cidade que Áquila e Priscíla antes moravam, (agora veja a cordialidade e  a admiração que ele tem por eles, quer dizer eles fizeram tudo debaixo da benção de Deus e de Paulo, não foi por causa de uma insatisfação, ah vamos abri uma igreja) Então eles abriram uma igreja dentro de casa, olha o crescimento deste casal, olha como eles amadureceram na fé, e é isso que Deus quer ver em você! Eles também arriscaram suas vidas para livrar Paulo da morte. (Romanos 16: 3-4Então eles voltaram a Roma em algum momento, e que também se tornaram cooperadores de Pauloobreiros de Paulo, Paulo está dizendo que houve um momento em que aquele casal, quase morreram por Paulo, quer dizer que eles estavam tão gratos a Paulo, que retribuíram, o que Paulo fez por eles, isso se chama GRATIDÃO, um casal que Paulo salvou, agora está salvando a Paulo. 
Se nós estamos aqui hoje, nós devemos gratidão aÁquila e Priscíla se não fosse eles, talvez estas cartas Paulinas não estivessem em nossas mãos, (Houve muitas pessoas que contribuiram para chegarmos aqui, inclusive dizimistas e ofertantes) Veja que esse casal, um dia lá em Éfeso vão conhecer um homem chamado Apolo e eles vão ser usados por Deus na vida de Apolo Atos 18:24 –26 Quando eles conheceram Paulo exigiram dele trabalho, mas olha como eles mudaram, “Olha Apolo você prega bem, fala bem mas ta faltando mais preparo, você tem a arma, mas ta um pouquinho fora do alvo, eles não querem nada em troca  só ajuda-lo" (v27-28) Quer dizer que depois daquele treinamento que ele recebeu ele é enviado a Corinto na Acaia e consegue executar a obra de Deus melhor do que antes. Quem vai ser Apolo? Apolo vai se tornar o pastor da igreja de Corinto, filho na fé de Áquila e Priscila, fruto desse casal, 1Corintios 3: 5 Apolo vai se tornar Ministro da igreja de Cristo, (E a igreja de Corinto estava dividida – v1-8 - “Eu sou de Apolo outros eu sou de Paulo) e Paulo disse “Nós não somos nada, apenas ministros de Cristo 
Aquilo que Apolo pregava ele havia recebido de Deus, mas quem que Deus usou para entregar a Apolo? Áquila e Priscila, antes ele só conhecia o batismo de João, agora ele já conhece o Batismo no Espírito Santo (Quer dizer, tudo o que Deus faz é com propósito, o nosso encontro foi de Deus, você até já estava no caminho, mas precisava ser lapidado, ser mais pontual, o que nós queremos? Queremos que você faça o mesmo trabalho que nós, você já é uma benção, mas Deus te trouxe aqui para te ensinar ainda mais, te aperfeiçoar na palavra, para te limpar afim de você dar mais frutos ainda!) O que Deus está me mostrando é que tem pessoas aqui que hoje estão só ouvindo e aprendendo, mas que amanhã, estarão ensinando, cantando, pregando nos pulpitos do MAV e ganhando muitas almas para Jesus!) E esse casal foi fiel ao apostolo Paulo até o fim do seu ministério, nunca lhe decepcionaram, nunca lhe criticaram, nunca se rebelaram, vamos ver que no final do seu ministério, próximo de sua morte, ele se lembra desse casal. (2Timóteo 4:6..) (v19) (20-22) “Mande um abraço para eles” Ou seja: até o fim da vida aquele casal vai ser importante para Paulo, eles foram tão leais primeiramente a Deus e depois a Paulo, fizeram um trabalho tão lindo que a igreja que eles abriram em sua casa, vai ser a primeira a receber uma das sete cartas de Jesus escritas no Apocalípse.  Apocalípse 2:1-5 
E aqui vai um ensinamento, quer dizer que essa igreja era uma benção, mas precisava voltar as primeiras obras, e quais eram elas? As obras que Áquila e Priscila praticavam, o dicipulado, o culto nas casas, a busca do Espírito Santo, o amor pelas almas, aperfeiçoar as pessoas assim como eles fizeram com Apolo, então Jesus elogiou muito eles, mas disse: “Eu quero que vocês voltem a fazer o que faziam antes, aperfeiçoar as pessoas na palavra de Deus”  curso de teologia, casa de oração. 


0 comentários: