Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 12 de março de 2020
1 Samuel 1:1-2                                                        
A bíblia conta que havia um homem chamado Eucana, e ele tinha duas mulheres, uma se chamava Ana (graça) e a outra se chamava Penina (Pérola) a Penina não era uma amante dele, não era um caso que ele  tinha fora do casamento, pelo fato do nome de Ana ter sido citado primeiro isso revela que ela era a primeira esposa, então Penina era a segunda esposa; Agora porque será que este homem se casou  de novo se ele já tinha a sua mulher? É porque ele amava muito Ana e infelismente a Ana era estério. (E na época era obrigação do homem ter para quem deixar os seus bens depois da morte, o fruto do seu trabalho, e por isso ele tinha o direito legal de dar continuidade a sua prole.) Isso aconteceu também com Abraão e Sarah, Jacó e Raquel, ou seja: as mulheres queriam filhos naquela época e elas mesmas é que encontravam essas mulheres para serem barriga de aluguel e foi aí que a Penina entrou na história. 
Enquanto Ana era estérioPenina era uma parideira espetacular, o homem não podia encostar nela que ela já engravidava, e cada filho que nascia era um motivo de alegria para Eucana e um motivo de tristeza e frustração para Ana, “Mas porque que eu não consigo engravidar? Assim meu marido vai acabar desgostando de mim” e sem contar que naquela época isso era uma grande vergonha porque aí vinham as acusações: “Ana não consegue engravidar porque foi amaldiçoada”; Ana não engravida porque é uma mulher má; Ana não engravida porque Deus não gosta dela; Ana deve ter pecados escondidos” aí vinha também a cobrança das amigas e parentes que diziam “E aí quando virá o seu? Já ta na hora né?” Quer dizer a mulher foi entrando numa depressão, não queria comer, o semblante era só de tristeza e só sabia chorar. Eucana não aguentava ver a cena e ficava tentando consolar ela (8) e a Penina vendo todo aquele chamego com Ana ficava com ciúmes, porque Penina queria ser amada como Ana, Olha a crise familiar, olha que drama para os dois lados. 
Penina com raiva provocava a Ana, “Olha essa figueira não dá frutos, deve ser horrível ser estério, graças a Deus, olha quantos filhos eu tenho, dá beijinho aqui na mamãe e no papai, e quanto mais ela a humilhava, mais chamego ela recebia de Eucana e mais a outra se enraivecia (v6) Então foi aí que Ana sem ter com quem contar ela vai procurar na palavra de Deus algo que lhe ajude e ela lê (Deute 7:12-15) Essa promessa já existia nos dia de Ana, “ Eu estou aqui sofrendo mas Se eu for serva do Senhor, se eu ama-lo acima de tudo e obedece-lo essa promessa virá sobre mim”! E foi aí que ela começou a seguir a Deus de todo coração e pensou em uma maneira de chamar a atenção de Deus, “vou fazer um voto”; “Eu preciso conectar o meu sonho a um sonho de Deus”; “eu quero um filho e Deus quer um profeta” ; “Vou lá dizer se o Senhor me der um filho, eu lhe devolvo um profeta” Amado isso foi de uma sabedoria tremenda, a maioria das pessoas só pedem algo pensando em satisfazer um desejo delas, mas quando você dá uma causa nobre ao teu sonho, Deus faz questão de realiza-lo. 
Eucana era um homem muito temente a Deus, porque ele sabia que todo ano ele deveria ir a casa de Deus nas 3 maiores festas do País, (3) a cidade sagrada naquela época era Siló, então vamos voltar em (Deut 16:9-16) que era a Bíblia que eles possuíam na época, (Havia um lugar escolhido por Deus) Então na época da colheita, ele ia para Siló adorar ao Senhor, para que? Para ser abençoado, e onde é que já recebemos a primeira revelação para recebermos as benção? A palavra diz que eram 7 semanas na presença de Deus, ele fazia uma campanha de 7 semanas, no lugar que Deus tinha escolhido para fazer alí habitar o seu nome, e o que ele fazia lá? 1- agradacer a Deus! 2- Para sacrificar e ofertar ao Senhor segundo aquilo que ele havia sido abençoado, dízimos e ofertas; 3- Para continuar sendo abençoado no ano que vem. (v15) - (v16) - (v17) Ele era um homem próspero, mas faltava para ele uma benção, a pessoa pode ter tudo que sempre vai faltar alguma coisa, FAÇA A CAMPANHA DE 7 SEMANAS DE ORAÇÃO VALE A PENA! E tem que ser no lugar que Deus escolheu! AQUI TEM UMA UNÇÃO TÃO GRANDE QUE MUITAS PESSOAS DIZEM, QUE SÓ DE ENTAR AQUI JÁ RECEBERAM PAZ, ALEGRIA E PODER DE DEUS! EU SEI QUE ESSE LUGAR TEM ALGO ESPECIAL É PORQUE ESTÁ CHEIO DE ÂNJOS DE DEUS TRABALHANDO PARA TE ABENÇOAREM! ENQUANTO EU TO FALANDO O PODER DE DEUS ESTÁ TRABALHANDO DENTRO E FORA NA SUA VIDA! 
Ana em uma dessas idas ao templo, ela ficou lá atraz e começou a colocar para fora toda aquela amargura de alma e chorou muito! (v10-11) Ela sabe como pedir, eu quero um filho homem, tem gente que diz “Ah Senhor qualquer coisa serve” um pedido objetivo! Mas ela faz uma promessa aqui, um VOTO, LEMBRA DO QUE EU DISSE? ELA CONECTOU O SONHO DELA COM O SONHO DE DEUS, esse é o segredo, (Dê um propósito nobre ao seu pedido) (v12) Perseverou! Tem gente que quer fazer um pedido e diz: “Pronto já pedi” (v13-19) Mas o pedido não era para o sacerdote, Ana orava para o Senhor e não para o sacerdote, e Ana orava com o coração! Tudo que você orar com a boca e crer com o coração tudo o que será dito será feito, por isso que a oração repetitiva é ruim. Essa é a oração que funciona a que sai do coração amados. 
E ela ainda será acusada de bêbada, olha que chamada de atenção ela ta levando, era para ela perder a compostura né? Mas ela é espiritual e não carnal, tem gente que se aborrece com o pastor por muito menos, Agora ela disse para o sacerdote o que ela queria? Não, ela não foi se abrir com ninguém só com Deus! Ela nem foi falar mal de Penina, ou do Eucana. Tem gente que mesmo depois da palavra ainda quer falar com o pastor, mas nem precisa gente, eu digo agora mesmo VAI EM PAZ E QUE O DEUS DE ISRAEL LHE CONCEDA A TUA PETIÇÃO QUE LHE PEDISTE! VAI EM PAZ PORQUE É DEUS QUE JÁ TE ABENÇOOU!!!! (ela saiu em paz, saiu leve, saiu flutuando e feliz!) Foi curada na alma amados! Quem já tá com fome aqui? Aqui é um lugar onde a pessoa entra triste e sai alegre! As vezes agente percebe de longe a tristeza da pessoa, mas veja bem, o Deus que te trouxe aqui e que escolheu este lugar para te abençoar, ele já ouviu a tua petição, e eu sou sacerdote e estou concordando com a você, o Deus de Israel já lhe concedeu a petição que você fez e você vai chegar em casa bem, em paz, e vai dormir bem e tudo vai bem!!!!!!!!!! (v19) 
Deus se lembrou de você! O teu Deus ouviu a tua oração, se alegra! Ana representa a igreja ferida, angustiada, triste, mas Jesus é o marido amoroso, que diz “Não fica assim, eu te amo, levanta vai, anima-te!” ;  “Você tá ai chorando, mas eu não te sou 10 vezes melhor do que isso que você está me pedindo? ; “Ei você tá aí com esse desejo, mas eu não sou 10 vezes melhor do que isso? Fique calma vai chegar” Ana enquanto ela ficava ouvindo a Penina, ela só chorava, amados pare de ouvir os teus acuzadores, o cair é do homem, mas o levantar é de Deus! Por 3 vezes ela diz na oração eu sou tua serva, Deus ouve a todos, mas só atende os servos, ele não atende a pecadores. (joão 9:31)  
No final de tudo, Ana surpreende, ela criar um Cântico onde ela vai falar de coisa grandiosas de Deus, (2:4-10)  Isso já mostra que Deus não aceita te ver no pó e nem no esterco (m) porque isso não glorifica a Deus, veja que em 9 meses Deus tirou Ana do pó! Ana está sendo tão usada aqui que nem está percebendo que ela está profetizando sobre a vindo do Senhor Jesus! Ana está citando o Apocalípse amados, a mulher já virou profetiza! (v9)-----(Apocalípse 20:11) 


0 comentários: