Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 12 de março de 2020
(Juízes 6:13-15)                                                   
Aqui Gideão está recebendo a visita de uma pessoa, uma pessoa assim, com trajes simples, nada resplandecente, uma pessoa como eu e você, ele acha que é um peregrino, um viajante, mas era i próprio Deus, acredita nisso? E ele reponde se referindo a Deus como outra pessoa. Foram feitas 3 perguntas, 1 - “Se o Senhor é conosco, então porque tudo isso nos sobre veio?” 2 - “E o que é feito de todas as suas maravilhas?” 3 - “Ai Senhor meu, e com o que livrarei todo Israel?” na verdade ele queria dizer: “Com que exército”. Minha gente, há 7 anos Israel vinha passando por uma crise financeira sem precedentes, e o povo não conseguia mais prosperar, a nação herdeira das promessas não crescia mais. E para piorar os inimigos descobriram uma poderosa arma de guerra, um veículo militar resistente ao sol, ao frio e que Israel não posuiam, eram os camelos, e quando eles entravam em Israel gritando, com suas espadas levantadas, os pobres e famintos israelitas sabiam que se não fugissem seriam mortos, deixavam casas e bens para traz, então os inimigos sabiam que era só entrar gritando que eles fugiam, a nação estava extremamente medrosa. (E quando a pessoa está com medo, a sua fé desaparece e ela fica muito fraca, ele treme) E os inimigos já se programavam, porque eles sabiam quando era a colheita de cada cereal e deixavam para invadir nestas datas, “Agente deixa eles colherem todo o trigo e depois é só entrar apavorando que ele correm” e isso aconteceu durante sete anos seguidos, Israel por sua vez começou a confundir O Senhor Deus, com baal chamado de guerreiro, e senhor, e essa atitude desgradou muito ao Senhor porque Ele proibiu na Lei, e Deus até enviou um profeta anônimo para lhes exortar (6: 10) Mas Deus decide visitar e ver de perto o sofrimento daquele povo e tentar achar alguém que Ele possa usar, então Ele assume a forma de uma Teofania, que é uma maneira que Deus tem de andar aqui na terra, Ele pode assumir a forma de um peregrino, de um sacerdote, de uma criança em fim, como Ele vai fazer agora com Gideão, parece que é um viajante comum, mas Gideão não sabe que está tratando com o próprio Deus, e Deus se Assenta assim debaixo de uma árvore e diz (v12-14) Eu imagine Deus olhando nos olhos de uma pessoa, e dizendo isso, (Como quem diz, “eu sei que você não tem muita força, você se julga ser até o menor e o mais pobre da família, mas pelo menos você não aceita viver assim, então vai, pode ir, não te enviei eu?”) O que Gideão está querendo dizer? “Se o Senhor é com agente, então a gente não pode viver uma vida de humilhação, ser cauda, ser tapete para os outros pisarem, e de fato amados, se Deus está conosco então a nossa vida tem que ser de transformação! Gideão defendia isso! “Como é que eu posse viver crendo em um Deus tão poderoso, e ter uma vida tão miserável?” David dizia: “Nisso conheço que  me favoreces, que o meu inimigo não triunfa em mim” até David sabia que a maior evidência da existência de Deus em sua vida é que ele não perdia para os seus inimigos. (Quando o ímpio vira e diz : “Cadê o teu Deus? É porque até ele sabe que quem tem Deus, não pode viver a vida sofrendo. 
E Gideão faz essas perguntas, Deus podia dizer: “Eu disse que eu sou contigo” Deus ama a todos, mas Deus não está com todos não, Ele está com quem obedece a sua Palavra,  e Gideão, não obstante pertencer a uma das famílias mais idólatras de Manassés, o pai dele era devoto de baal, e o pai dele estava tão deseperado para sair da miséria que juntou todas as suas economias para comprar um boi caríssimo que provavelmente seria oferecido a baal, e ainda mandou construir no alto de um monte uma estátua imensa de baal , e cevando o boi para oferecer a ele, e Gideão mora com o pai, ele é tão pobre que ele nem tem casa própria, já tinha filhos, e morava com o pai e o pai também é muito pobre, mas mesmo sendo muito pobre ele ta lá guardando aquele boi, tem 7 anos que ele engorda aquele boi, que ele tira comida da família para engordar o boi, e sabe para que? Para um dia sacrificar para baal, e Gideão mora com o pai, mas ele não é devoto de baal, ele não adora ídolos, ele não segue o costume do seu pai (Eu sei que tem gente aqui que mora compessoas que acendem velas e adoram imagens, mas você é contra isso, e é por isso que Deus é contigo!)  
Mas ele fala assim, porque ele quer que o Senhor seja com todo mundo, (família) “e cadê as tuas maravilhas?” Porém Deus não vai responder na teoria, na teologia, ele vai responder na prática, nós é que temos essa obrigação de explicar a você porque não ocorre mais maravilhas em tua vida, Deus vai partir para a prática, “Eu não vou ficar aqui respondendo suas perguntas Gideão, vamos logo para a prática” Aquilo que Deus não detalhou para ele, Deus vai responder com a sequência dos acontecimentos que virão, mas antes de entrar nisso, vamos então ver Deus respondendo essas perguntas lá atrás na Lei que Ele mesmo entregou? (Porque nos sobre veio isso? A pessoa não quer ouvir a voz de Deus - Exôdo 20: 4-5 proibição para quem fabrica e quem as adora, colocando doces, moedas, velas, promessas, v6) Veja que a resposta da pergunta de Gideão está dentro da casa de seu pai onde ele também mora, a resposta das coisas que não acontecem contigo, podem estar dentro da sua vida, tá lá na tua gaveta a ficha do batismo, o envelope do dízimo, o pedido de oração que você quebrou o voto. “Gideão ta ai, é por causa disso, e teu pai não só tem em casa como colocou lá em cima do monte para toda cidade ver” (Exôdo 34: 13- 15)  
Tem gente que come dos seus sacrifícios, a pessoa vai nestas festas religiosas e come a paçoquinha, a canjiquinha, tudo que eles fazem lá e apresentam aos ídolos, cujo lucro é dedicado aos ídolos, a pessoa tem ver isso, se Deus falou e até escreveu, vai fazer o contrário? (Deut 7:5-6) (v12-15) Mas Israel está num engano do diabo, e qual é? Eles estão adorando baal (senhor) achando que estavam adorando o (Senhor Deus vivo) é o que acontece também hoje, estão reduzindo o nosso Deus um objeto, aí dizem: “Não, você não está adorando é venerando, aquilo é para aumentar a sua fé” Olha as benção que vem quando você obedece a Deus (Deut 28: 2-10) o povo que segue as procissões é ingêno não sabe que aquilo é proibido por Deus, mas quem era para ensinar ta na frente dizendo “Vem gente, é a mãe de deus” e o povo está vivendo amaldiçoado, na miséria, na depressão. A palavra de Deus manda transtornar seus altares! Não é para criar um pé de guerra quebrando tudo! E como é que você transtorna os seus altares? Pegando a Palavra de Deus, “Não é a minha Palavra como o martelo que esmiuça a penha?” é chamando os seus familiares e pregando para eles, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará! Deus falou para Gideão, “transtorna o Altar de teu pai naquele monte alto!” “Vai lá desfaz tudo que é do baal, corta as árvores onde eles fazem oferendas as entidades” (agora Gideão eu quero que você faça algo muito importante, faça um altar novo para mim e pegue o segundo boi de teu pai, e ofereça para mim naquele monte, se você fizer essa coisa nova, eu tenho um plano com você) Gideão tinha um opção criar corájem ou continuar sendo um covarde, e mesmo com medo ele reune 10 homens para ajudar a carregar o boi, e foi, Gideão só se transformaria em outro homem e se tornaria forte e corajoso se ele ouvisse e obedecesse, (conte a história) e quando ele fez isso, o inferno se levantou contra ele, no dia seguinte a cidade toda estava ali na porta de Joás, querendo que o pai entregasse o filho para que fosse morto, (Mas Joás pensou: pera lá eu estou há 7 anos servindo esse baal, dando comida a ele, eu sou o mais pobre da cidade, e há 7 anos que eu só acumulo derrotas, se esse baal é algum deus, porque ele não impediu meu filho? Que é covarde, fraquinho? Agora se esse baal não é capaz de derrotar nem o mais fraco e menor da minha casa, então ele não é o Senhor! Se baal é deus ele que se defenda, mas quem tocar no meu filho morerá”) Joás está admirado: “Eu não sabia que meu filho era um cabra tão macho, capaz de enfrentar o baal que todo mundo tem medo!” E porque Gideão se tornou tão corajoso? Porque o Senhor disse: “Eu sou contigo varão valoroso! (Ai Gideão passou a ser amaldiçoado pelos moradores da cidade, chamaram ele de Gerubaal – que baal te destrua, conteda contigo) gerubaal!!!! Mas apesar de tanta maldição, nada aconteceu com ele, (Não tenha medo de maldição de ninguém!) Porque quando Deus te abençoa, ninguém pode te amaldiçoar! - Isaías 54:17 Pode se levantar o inferno todo, maior é o que está contigo! “Tu ferirás os midianitas como se fossem um só homem” faça uma coisa nova! Tenha corájem de acabar com o altar dentro do teu coração. 

0 comentários: