Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 12 de março de 2020
(1 Reis 19:4)                                                          
Quem acredita que Elias cansado, deprimido, sobrecarregado em seu ânimo pediu a própria morte? A palavra de Deus nunca ocultou as fraquezas dos seus heróis da fé, você não é um super homem, Jesus nunca escondeu suas fraquezas, ele chorou, se angustiou, e chegou a pedir oração dizendo: “Orai comigo porque a minha alma está angustiada até a morte” Mas quem foi Elias? Elias foi o homem que teve a coragem de repreender a figura mais poderosa do País e ainda dizer: “Não vai chover mais até que eu diga quando” E o rei deve ter dito: “É louco né? Agora sê vê que manda no céu agora, é cada um que me aparece” E Deus disse“Agora você foge e vai para o ribeiro de querite, porque todos os dia eu ordenarei aos corvos que te tragam alimento” E os corvos que são aves devoradoras, mesmo sentindo o aroma do pão e da carne não ousavam se quer dar uma bicadinha, porque tinham noção de obediência, elas pensavam ”Esse pão não é nosso, esse pão é do profeta” pena que o ser humano, Deus fala e ele fica contestando. Aí seca o ribeiro e Deus manda ele ir até a casa de uma viúva bem pobre, e diz: “Olha Elias, chegando lá peça para ela te dar um pouco de água e um pedaço de pão, e se ela não te negar grande será o galardão dela, não se intimide nem se assuste, peça e deixa o resto comigo” mas ela a principio não queria obedecer. (conte a história) 
A fé de Elias foi tremenda ele sabia que podia falar que o Senhor honraria ele, ele ressucitou o filho da viúva, um homem que há 3 anos e meio fez um desafío aos profetas de Baal e pediu fogo do céu e Deus o ouviu, um homem que orava e Deus operava, depois ele orou de novo e Fez cair chuvas poderosas em Israel, então ele diz para Acabe se apressar corre também para a porta do Palacio real afim de ver a rainha Jesabel se convertendo, mas pelo contrário,  é ela que pede a cabeça de Elias. E naquela hora subiu ao coração de Elias o medo de uma mulher, esses são os altos e baixos na vida de um homem de Deus e uma mulher de Deus meu amigo, naquele momento Elias sente tanto medo e tão ameaçado que ele se esquece de quem ele é, aquela ameaça foi tão violenta que ele supois que estava em perigo de morte, e isso acontece com muita gente hoje em dia, (Você já venceu muitas lutas com Deus, não se esqueça disso, você orou e a pessoa foi curada, etc...) Você é uma pessoa de fé mas aí veio algo que aconteceu na sua vida e te arrancou a corajem que você vinha tendo, por ex: As decepições tiraram a corájem de muita gente aqui, você não confia mais em ninguém; Veio a crise e ela tirou a corájem de muitos investidores e empresários; derrepente foi um susto na saúde que você levou e aquilo fez você pensar que iria morrer, mas aquilo tirou a sua corájem, muitos enfraqueceram e muitos fugiram e muitos estão pensando em fugir, Elias ficou com tanto medo que ele correu 160 klm sem parar! Para chegar no Sinai um dia ele correu muito, (Salmos 55:6-8) v12-14/ Mas o que fazer? David vai dizer v16-18  
Porque que Elias estava deprimido? Porque ele achou que tinha fracassado,  ele achou que depois de tantos sinais a rainha Jesabel deveria ter se convertido, e pelo menos nós pastores sentimos essa cobrança quando agente luta para ganhar uma alma e não conseguimos, luta para batizar e não consegimos, quando agente ora e ajuda a pessoa e ele alcansa milagres mas não volta mais a igreja, vem aquela senssação de fracasso e nem todos conseguem administrar essa luta interior, muitos jogam a toalha e desistem do ministério eu mesmo conheci um pastor assim(Paulo). (19:4-5) ele dormiu e gostaria de não mais acordar, porque aquilo seria uma maneira de parar com aquela luta. Talvez você já tenha sentido isso, por causa das frstrações, da sensação de fracasso e das ameaças você queria dormir e não acordar mais só para no outro dia não ter que encarar a mesma luta. 
Só que Deus mandou um Ânjo, será que ele pensou que já estava no céu? “Eu quero morrer me dê a morte, e o anjo diz Elias eu não vou te dar a morte, toma aqui o pão da vida e a água da vida, e se preciso for eu te toco de novo!” “Mas pastor há muito tempo que eu não sinto o toque de Deus” sem problemas ele te toca de novo até você se levantar! Até horebe (320klm) Porque aquele era o lugar da palavra de Deus, (hoje Deus te trouxe aqui para esse reencontro com a palavra), nosso caminho não termina aqui não, nós ainda vamos caminhar juntos por muitos anos, e melhor ainda é caminha com Jesus porque ele é o teu caminho!!!! Porque que Elias não morreu quando fez aquela oração já que ele tinha tanto poder? Porque que você não pereceu? Porque Deus tem um plano com você e é aqui no Ministério amor de verdade, ele não te contou mas tem plano muito grande contigo aqui no M.A.V, ele não te contou, mas ele tem. Ele também não contou para Elias, ele podia dizer “Eu vou te arrebatar vivo ao céu, mas não, Deus não conta tudo para você só porque você está chorando, mais vem coisa boa por aí, mas pela históra de Elias você já deveria saber, que Deus não tem uma sepultura para você, ele tem uma carruagem de fogo, uma vida abundante e de muita viória com Cristo Jesus na terra e no céu!  
Elias quando chegou no monte Horebe, voltou o medo, voltou a solidão, a depressão, porque a cura emocional é um processo amados, que Deus vai tratando aos poucos, não fique triste se em algum momento você der uma recaída mesmo depois de vir a igreja, mas Deus não desistiu de você, agora ele não foi lá no monte horebe para buscar a palavra? Aí Deus vai perguntar para ele assim (19:9-11) vento, terremoto e fogo, cenário de uma guerra espiritual, aquilo representava as guerras da vida, alguém no mundo espiritual não queria que ele saísse daquela caverna, existe alguém que não quer que você venha aqui ouvir a palavra de Deus, e toda vez que você tenta vir é um vento, é um terremoto em casa é fogo, mas se você não voltar para a caverna como fez Elias, virá uma voz mansa e delicada ao teu coração, perssevere amado, (19 3-) Mas ele não entendeu assim com você agora, ele quis dizer o seguinte: “O que é que você está fazendo com a sua vida?” Você desistiu da vida? Vai morar agora nessa vida escura? Fria? “ Eu tenho sido em extremo zelozo e tal” Deus não quer saber o que você já fez ele quer saber o que você está fazendo com a sua vida espiritual hoje, você desistiu? O futuro já não te enteresa tanto? Eu não te chamei para ficar num quarto escuro, você não é o primeiro homem ou mulher de Deus a está passando por essa luta, antes de você foi Moisés, depois josé, depois David, e todos outros, Deus não te chamou para desejar a morte, ele te chamou para vencer! Nós estamos enfrentando lutas, passamos por um vento, terremotos e fogo, mas no meio disso tudo, Deus sempre vai fazer você ouvir a sua voz mansa e delicada para te fortalecer! 
Deus deu férias?não, mais uma missão para Elias, férias? Férias o que amado, para você ficar em casa, deprimido, para você ir pro carnaval? Não, vai te dar missões, “Olha você vai Síria e unge o novo rei lá, parece até que Deus é insenssível, mas não é, é que ele não fica alimentando conversas de reclamações, “Depois você volta aqui para Israel e você vai eleger o novo rei aqui, depois você vai a outro lugar e vai ungir um outro profeta que vai ficar aqui no teu lugar” Então olha o que Deus tem para você aqui no Ministério amor de verdade, “Eu tenho para você o Espírito Santo, e atravéz dele você vai fazer a minha obra, no evangelismo, na escolinha da igreja, no coral, no grupo de jóvens, e vai pregar nas igrejas e ungir muitos prefetas, a tua fé não tem prazo de validade, o teu trabalho aqui não venceu e não é hora de fugir pelo contrário, é hora de ganhar almas e vencer as tribulações da vida porque Deus é contigo! 
A unção que Deus deu para Elias ele podia dar para quem ele quisesse, Jesus disse o que de graça recebei de graça dai, é só agente colocar as mãos sobre aqueles que o nosso Deus mandar, tem muito trabalho aqui você não vai parar na metade do caminho não! (Salmos 20: 8-9) Nós vamos orar e todo medo vai acabar agora, o cansasso de Elias sumiu no meio do caminho, a alegria voltou no meio do caminho, a fé voltou durante a missão, e Deus está dizendo não pare não vai fazendo a minha obra assim que eu te renovo e quando você menos perceber toda a tristeza se transformará em um grande testemunho de Deus em sua vida. Jesus também passou por isso,a mas em oração ele não pediu a morte ele queria viver! Porque Deus a tua vida e não a tua morte! 

Pr Rodrigo Ribeiro 


0 comentários: