Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 5 de abril de 2018
Meditação 

A meditação na palavra de Deus faz parte da nossa espiritualidade e também é um meio de graça dado por Deus a todo ser humano, com ela podemos nos aproximar de Deus e conhecer mais de sua presença, o Próprio Deus orienta Josué a se esforçar e meditar em sua palavra de dia e de noite para que ele tivesse êxito em suas batalhas e pudesse prudentemente se conduzir e conduzir a outros, “Não cesses de falar deste livro da Lei; antes, Medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”  (Josué 1:8) 
Então podemos observar a meditação na palavra de Deus como um estudo profundo da sua vontade que leva o homem a prosperar e ser bem sucedido em todas as áreas de sua vida, sendo a bíblia um manual de fé e vida cristã que deve ser lido e relido diariamente para que o homem não se esqueça da vontade de Deus, até porque já ficou provado que quando a pessoa vai á igreja e ouve a palavra de Deus ela não aprende, mas apenas entende o que se foi lido, ela só vai de fato aprender quando estudar aquela mensagem com mais tempo. 
Vale lembrar que meditar é diferente de simplesmente ler, meditar envolve a pessoa estudar com atenção o material em que se estar lendo, de maneira cuidadosa e minuciosa, quando Jesus esteve na terra pregando o evangelho ele disse em João 5:39 Examinai as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna e são elas que de mim testificam” é por isso que simplesmente ler as escrituras não significa que a pessoas entendeu o que estava escrito, esta frase de Charles H. Spurgeon diz algo interessante Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade” Ler a bíblia é conhecer a verdade e ou ela liberta ou ela incomoda. 

Segundo Blackburn a meditação nas escrituras é semelhante ao processo de digestão interior, a alma absorve o que é entendido pela leitura, audição, observação e aprendizado, assim dizendo verdadeiramente a palavra de Deus se torna um alimento, um pão diário quando ele é bem mastigado isto é: assimilado com sabedoria e entendimento e isso é claro com a ajuda do Espírito Santo porque será ele que revelará todas as coisas para que o leitor possa ser abençoado obedecendo a vontade de Deus. 

Portanto, não podemos comparar a meditação bíblica por exemplo, com a meditação oriental a bíblica busca preencher o interior da alma de fé, coragem e sabedoria celestial enquanto que a outra busca um esvaziamento da mente, preocupações e pensamentos negativos. J.J. Packer, define a meditação como uma sagrada reflexão realizada conscientemente na presença de Deus, debaixo de um olhar divino e com a sua ajuda, somente a meditação nas escrituras sagradas pode de fato causar uma verdadeira mudança em nossas vidas, um culto por exemplo sem a meditação na palavra de Deus será com certeza um culto vazio e frio espiritualmente falando. 

A leitura da bíblia 

A leitura bíblica é parte fundamental na vida do cristão verdadeiro, pois é através dela que o homem é liberto da ignorância espiritual e sendo assim não se torna enganado por seitas e heresias que distorcem as verdades de Deus, na teologia católico-romana existe a prática lectio divina, “uma leitura pessoal da palavra de Deus em clima de fé e oração, são três métodos usados: No primeiro é orientado a leitura completa da bíblia feita e refeita anualmente, também é utilizado juntamente, o estudo de um dos livros da bíblia  para ajudar a valorizar o tom particular de cada livro. 
O segundo método prepara a pessoa para a leitura contínua da bíblia afim de haver um maior aprofundamento no estudo e em seguida uma preparação para a lição em oração, o terceiro método corresponde a uma leitura dialógica articulada por momentos lectiomeditativo. 
Na teologia protestante a leitura diária da bíblia é bastante incentivada pelos grandes teólogos da história como: J.C Ryle que sugere que ela deve ser lida diariamente como um pão de cada dia “O pão de ontem não alimenta o trabalhador de hoje e tão pouco o pão de hoje nutrirá o trabalhador de amanhã”  
A própria palavra de Deus declara que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus, nas escrituras sagradas encontramos muito mais do que apenas letras, lá estão os pensamentos de Deus para a nossa vida, quando lemos constantemente sua palavra estamos absorvendo seu Espírito, suas ideias e suas visões, na palavra encontramos saídas para todos os nossos dilemas e é através dela que vencemos o maligno, por isso entende-se que não ler a bíblia é como se ter uma espada afiada nas mãos, mas não saber como maneja-la.  
Porém, muito mais importante do que apenas ler a bíblia e memorizar versículos é pratica-la é até mesmo aconselhável que o leitor memorize um único versículo da bíblia e obedeça-o do que ele ler a bíblia toda simplesmente por religiosidade e alívio de consciência, tendo em vista que nem mil palavras poderão converter quem não quer obedecer e apenas uma palavra é o suficiente para converter quem de fato quer se converter, esta frase de D.L. Moody diz tudo, “As Escrituras não foram dadas para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida. 
 É importante dizer também que Deus nos deu as escrituras para encontrarmos nelas uma pessoa principal que se chama Jesus, significa dizer que ler a bíblia e não ter um encontro real com Jesus é ler simplesmente por ler, e não produz resultados nenhum na vida do ser humano já que o personagem central de toda bíblia é o sr. Jesus e o assunto mais importante é a sua salvação, por isso vale lembrar dessa frase de Martinho Lutero Da mesma forma como vamos até o berço tão-somente para encontrar um bebê, também recorremos às Escrituras apenas para encontrar Cristo. 
(Martinho Lutero) 

0 comentários: