Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 5 de abril de 2018
ANSIEDADE: COMO VENCE-LA POR MEIO DA FÉ INTELIGENTE?


INTRODUÇÃO 


A ansiedade é um transtorno psicológico que tem atingido muitas pessoas no mundo inteiro, inclusive dentro das igrejas, este problema já era visto entre os próprios discípulos de cristo, apesar de não ser uma enfermidade física não deixa ser perigosa e por isso devemos identificar maneiras de resolve-la principalmente através da fé inteligente. 
Entendemos que este transtorno é o que mais tem afetado líderes e liderados dentro das igrejas no mundo todo. Quais os perigos a ansiedade entre os cristãos podem trazer para os dias de hoje e como encontrar uma forma eficaz de se combate-la? Inúmeros são os perigos que ela pode causar para as pessoas, tais medos, podem causar desde uma depressão, até, em casos mais graves o suicídio da pessoas. Por isso, este trabalho tem como proposta oferecer as ferramentas necessárias para se vencer este mal, que tanto aflinge os cristãos. 
Muitos líderes religiosos por não entenderem bem do assunto acabam por achar que o problema não é espiritual, mas sim medicinal, porém entende-se que isso é apenas uma maneira de fugir de um assunto que eles não dominam, até porque a ansiedade não se combate com teologia, mas com a fé inteligente e espiritual, portanto compreende-se que este transtorno é sim de fato um problema espiritual. 
A importância deste trabalho se dá pelo fato de ser um assunto muito pertinente, porém pouco explorado entre os cristãos, talvez por falta de fé ou de experiência a maioria dos pastores pentecostais não o consideram um mau de ordem espiritual, além disso, o assunto proporcionará a comunidade acadêmica que venha a ter acesso a este trabalho, um conteúdo bastante atual e que servirá também de auto ajuda para os leitores. 
O embasamento teórico está fundamento nos seguintes autores: CURY, (2013); LUCADO, (2009); MEYER e outros. 
1 ANSIEDADE 
1.1 Conceito de ansiedade 
A definição da palavra ansiedade significa: “Comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não.” de fato existe um medo exagerado por parte da pessoa ansiosa, por isso podemos qualificar a ansiedade como um transtorno que 

   

produz desconforto, aflição e muitos medos, em alguns casos o indivíduo chega a ter ataques cardíacos devido ao aceleramento das batidas de seu coração, por isso objetivamente falando a ansiedade é medo, para Meyer (2010, p 120.)  

Há mais tipos de medo do que podemos citar ou contar, mas todos eles tem a mesma fonte e o mesmo propósito. eles procedem do inimigo e se destinam a roubar a vida que Jesus morreu para nos dar. Costumamos a pensar que o medo é simplesmente uma emoção ou um sentimento, mas ele também nos afeta fisicamente.  

Sem dúvidas a ansiedade gera na pessoa toda sorte de preocupações com isso anulamos completamente a fé nas promessas escritas na palavra de Deus, qualquer pessoa que já sofreu com a ansiedade percebe que quando as dúvidas e os medos crescem dentro de sua mente automaticamente a fé se diminui, o próprio Jesus Cristo deixou um ensinamento muito interessante sobre a ansiedade. 

Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou de beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? (BÍBLIA, 2018, p. 1336).   Existem muitos outros capítulos da bíblia que ensinam sobre controlar a ansiedade e confiar mais em Deus, como podemos ler na primeira carta de Pedro. 

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resistilhe firmes na fé, certo de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.(BÍBLIA, 2018, p. 1739) . De fato, a fé é a única forma da pessoa se livrar da ansiedade, sem ela os maus pensamentos que provém do medo e das preocupações, acabam dominando a pessoa, um dos maiores líderes cristãos do país, que faz um trabalho de libertação excelente há anos, no livro (O pão nosso para 365 dias) de Edir Macedo escreve a seguinte afirmação:   

Irmãos, A ansiedade é sinônimo de dúvida e falta de fé. Uma ação constante do mau na mente da pessoa. Por isso, embora ore, jejue ou fique 24 horas na igreja, continua com o pensamento fixo no problema e, assim, a sua fé se torna infrutífera. (Macedo,2015, Pagina referente ao dia 24 de janeiro.) 


   

A palavra de Deus diz que devemos pensar nas coisas que são de cima e isso mostra que a maneira como a pessoa gerencia os seus pensamentos também muito influencia no tocante a sua ansiedade, por exemplo: caso ela ocupe a sua mente apenas com pensamentos negativos e pessimistas obviamente virá com esses pensamentos o sentimento da ansiedade e logo depois os medos e pavores, e caso a pessoa não lute contra o medo, com certeza ele vai lhe aprisionar, lhe tirar as forças, em alguns casos até mesmo a vontade de comer, trabalhar e de viver, acarretando em um quadro de depressão. Por isso, faz se necessário a leitura diária da palavra de Deus juntamente com muita oração, o apostolo Paulo exortava a igreja a permanecerem firmes na palavra de Deus. 

Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. (BÍBLIA, 2013, p. 1478). 
       Pesquisando sobre a definição de ansiedade descobrimos a seguinte informação: Ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa. A palavra "ansiedade" tem origem no latim anxietas, que significa “angústia", "ansiedade”, de anxius = “perturbado", "pouco à vontade”, de anguere = “apertar", "sufocar”. Basicamente a ansiedade é o medo excessivo de algumas coisas e quando esse medo não pode mais ser controlado pela pessoa ele acaba progredindo para várias espécies de síndromes como por exemplo: A síndrome do pânico, podendo até mesmo desencadear em uma depressão. É por conta disso que frequentemente muitas pessoas acabam por não aguentarem tantos tipos de medos e buscam a solução nos médicos, eles por sua vez receitam vários tipos de ansiolíticos, remédios tarja preta, alguns são tão fortes que são capazes até mesmo de induzirem o paciente ao sono profundo, já que o indivíduo que sofre de crises de ansiedade costuma também não conseguir dormir de noite, tudo devido ao alto grau de estado de alerta perigo em que fica o cérebro humano durante essas crises de ansiedade. 

   

É comum também, a pessoa que sofre de crises de ansiedade sentir o seu coração bater extremamente forte, muitas vezes chega a ficar com o local dolorido por dias, essas crises vão acontecendo a medida que a pessoa ansiosa vai pensando cada vez mais nos problemas que estão lhe causando medo e desespero. 

1.2 Suas Manifestações 

1.2.1 Entre as lideranças 

Nas igrejas cristãs a ansiedade também tem feito as suas vítimas, as notícias não param de chegar a respeito de líderes e membros de grandes denominações, que sofrem deste transtorno psicológico, algumas pessoas chegam até mesmo a se afastarem da sua fé e deixam a congregação por desanimo ou vergonha de serem expostos e chamado de fracos na fé. Tamanho problema, não pode de maneira nenhuma passar despercebido diante de nós, é por isso que este assunto deve ser abordado de maneira inteligente e delicada em todas as igrejas, somente assim poderemos descobrir através das escrituras formas eficazes de combater a ansiedade no nosso tempo, tendo em vista que o próprio sr. Jesus disse em Mateus 6: 25  

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos da vossa vida pelo que haveis de comer ou beber, nem do vosso corpo pelo que haveis de vestir; não é a vida mais que o alimento, e o corpo mais que o vestido? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros, e vosso Pai celestial as alimenta; não valeis vós muito mais do que elas? Qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um cúbito à sua estatura? Por que andais ansiosos pelo que haveis de vestir? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam, contudo vos digo que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Se Deus, pois, assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? (BÍBLIA, 1997, p. 1336) 

1.2.2 O perigo da ansiedade no meio cristão. 
Apesar de Jesus ter dito que o cristão não deve ficar ansioso por coisa alguma, não é isso que tem se visto nos dias de hoje, principalmente entre os líderes cristãos, muitos deles por não conseguirem atingir suas metas mensais de almas para se batizarem ou recursos financeiros para manterem seus templos e programas de rádio, acabam por entrarem em um período de medo e apreensão, inclusive há casos de 

   

pastores que chegam a serem ameaçados de serem rebaixados financeiramente caso suas igrejas não arrecadem o suficiente, essas cobranças por sua vez deixam o líder com sérios problemas de saúde física e mental. Muitos não param de pensar excessivamente no problema e acabam sofrendo da chamada síndrome do pensamento acelerado descoberta pelo Dr. Augusto Cury, ainda, segundo o dr. Augusto Cury: 

De que adianta ser uma máquina de trabalhar se perdermos as pessoas que mais amamos, se não temos uma existência tranquila, encantadora, motivadora? As pessoas que tem um trabalho intelectual excessivo, como Juízes, promotores, advogados, executivos, médicos, psicólogos, professores desenvolvem a SPA mais intensamente. As pessoas mais dedicadas e eficientes estão, com frequência, mais fortemente estressadas. (CURY, 2013, p. 103) 

Sem contar a pressão de serem o exemplo do rebanho e não poderem expressar suas emoções por medo de serem mal compreendidos ou chamados de fracos na fé, isso tudo vai somando com o sentimento de solidão, pois muitos deles não possuem famílias por perto devido estarem longe de suas terras natais, outros preferem não comentarem suas necessidades e acabam guardando-as para si o que faz agravar ainda mais o quadro, e assim, o desejo de se verem livres dessa forma de viver acaba provocando em muitos deles a ansiedade. 
Além disso, por causa da ansiedade é que temos vistos muitos líderes entrando em depressão e sendo capazes de tirarem inclusive a própria vida, deixando famílias e igrejas extremamente abaladas, já sabemos que assim como um abismos chama outro abismo, uma coisa leva a outra, a ansiedade leva o medo, o medo leva a dúvida e a dúvida ao enfraquecimento da nossa fé, e quando a fé encontra-se em baixa é certo que as dúvidas estão em alta e a dúvida por sua vez é a maior vilã na vida dos cristãos, pois ela enfraquece a alma tirando dela a paz a palavra de Deus nos concede, e se a alma não descansa o corpo também não vai descansar. 
Inúmeros são os medos que podem surgir advindos da ansiedade na vida do cristão, medo de morrer, medo de conseguir pagar as contas, medo de estar em pecado, medo de Deus, medo da igreja descobrir sua real situação, são exemplos desses medos que vem tirando a paz de muita gente dentro das igrejas, além disso, a falta de pessoas experientes para aconselhar nesses casos também conta bastante 

   

como fator negativo, e nem sempre é preciso haver um psicólogo na igreja, se houver melhor, mas se não, basta haver uma pessoa mais madura na fé e na vida para sentar e ter paciência de ouvir e direcionar o ansioso a esperar no Senhor que ele dará o escape, porém o que se percebe é um número alto de pessoas para julgarem e acusarem a fraqueza do irmão em cristo ao invés de ajuda-lo a sair daquela situação. 
É importante lembrarmos o que o Apostolo Paulo disse em: Romanos 15:1 “Ora nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e nào agradar a nós mesmos.” Fonte: (BÍBLIA, 1997, p 1602) Portanto, é dever de todo cristão verdadeiro se colocar a disposição daqueles que ainda não conseguem controlar seus sentimentos de medo provocados pela ansiedade. Vale lembrar também, que os cristãos ansiosos tendem a questionar a Deus e desanimam facilmente de esperarem nas suas promessas, essa falta de confiança faz com que muitos deles desistam de seus ministérios como louvor e ministração da palavra de Deus, na palavra de Deus há um versículo muito interessante no que diz respeito as promessas de Deus. 

Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. (BÍBLIA, 2013, p.1325). 

1.2.3 Os perigos que ela traz para a alma e o ânimo da pessoa. 
Em (Tiago 5:13) está escrito: “Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores." Bom, sabemos que Isso é o natural, porém Deus já nos mandou cantar o hino da Vitória mesmo no meio da luta. Em (Isaías 54:1) está escrito:  Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; exulta com alegre canto e exclama, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária do que da casada, diz o Senhor. (BÍBLIA, 1997 p. 1042) 

Em outros textos bíblicos podemos encontrar o povo de Israel com a alma entristecida pela ansiedade de voltarem para sua nação, isso acontece enquanto eles estavam sendo conduzidos para a Babilônia como escravos. De acordo com o (Salmo 137: 1 – 4) está escrito:  
Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas. Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os 
10 

   

alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião. (BÍBLIA, 1995, p. 913, p. 914) 
A Bíblia nos fala de como Israel estava triste quando chegou na Babilônia. Mas como cantar e dançar em terra estranha? Ainda mais se nessa terra a pessoa for desvalorizada como acontece nos dias de hoje. Muitos até querem cantar, mas como cantar debaixo de ofensas, humilhações, como cantar em terra que não é sua? Como a pessoa consegue cantar vendo a sua família sendo destruída, sua vida financeira em frangalhos, seus filhos com fome? Quem está debaixo dos pés dos homens, oprimido, não consegue cantar e se canta, canta forçado, mas Deus quer libertar a pessoa que está em ansiedade e deprimida e com certeza quando ele faz isso é como se a pessoa estivesse sonhando. 
Israel só cantou depois que saiu do cativeiro, Paulo e Silas foram além, cantaram dentro da prisão, mas houve um que foi o mais extraordinário, catou mesmo sabendo que ainda iria ser preso, Este confiou mesmo em Deus. Jesus Cristo nos deu uma lição, dentro da palavra de Deus, neste último hino, que o canto da vitória já pode ser entoado antes, no meio ou até depois da prisão, visto que já estamos salvos pela fé, podemos cantar a todo tempo, porque nem o último hino da nossa vida, será o fim, mas o início de uma grande vitória. 
1.2.4 O perigo da pessoa achar que nunca tem o suficiente 
A ansiedade faz com que a pessoa ache que o que ela tem nunca é o suficiente, se lermos bem a palavra de Deus veremos que o diabo tentou a David colocando ansiedades, medos e dúvidas no coração do Rei de Israel e isso acabou lhe custando muito caro.1 Crônicas 21:1 “Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel." Incitar vem de tentar e sabemos que o homem (ser humano) é totalmente influenciável basta ele está de mente vazia para o diabo conseguir encher a cabeça dele. Podemos interpretar que o diabo ficou como que falando no ouvido de Davi: "será que o teu exército é forte o suficiente? E se estourasse uma guerra, e se viesse uma doença, e se viesse uma crise?" O diabo é especialista em colocar dúvidas e caraminholas na cabeça das pessoas e cabe a elas acreditarem nele ou confiar em Deus. Conforme diz Edir Macedo 
A pessoa deve ter cuidado com o que sente em seu coração pois por ser enganador e desesperadamente corrupto, apressa-se em render
11 

   

se aos caprichos e tentações. Por conta disso, o coração é acelerado nas decisões e não procura questionar e avaliar o peso da atitude que irá tomar, porque não olha para as possíveis consequências de suas decisões. (MACEDO, 2012, p. 14)   
Porém, se pararmos para analisar perceberemos o seguinte: quantos soldados ele tinha quando venceu Golias? Nenhum! E fugindo de Saul? Por isso que Joabe vai dizer: "porque ficar fazendo contas das coisas Davi? O diabo só vem para colocar a dúvida no coração da pessoa, ele é um tentador, ele tentou a Jesus. Davi não tinha necessidade de fazer contas, bastava tão somente ele confiar no Senhor, Davi se esqueceu de quem ele era e da oração que ele fez no, Salmos 23: 1. 1 “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.” Por isso que não podemos nos preocupar, pois pelo o que havemos de comer e beber, pois disse Jesus: "buscai o Reino dos Céus e a sua Justiça e as demais coisas lhes serão acrescentadas" Joabe ainda tentou alerta-lo, como quem diz: "Davi você está muito preocupado com números, confie em Deus!"   
No final Joabe deu a soma que era de um milhão e cem israelitas, mais o que era esse número para aquele de quem as mulheres diziam que tinha matado dez milhares? Joabe teve medo de contar os da tribo de Levi e Benjamim tem coisas que é só a pessoa e Deus, ela não pode ser influenciada por quem não confia em Deus. Portanto, ao invés de ficar fazendo conta das coisas, das migalhas, devemos entender que esse tipo de preocupação é coisa de quem não confia em Deus, e que é preciso confiar na palavra de Deus e tirar da mente todo tipo de pensamento que conduz ao medo e a ansiedade. Vale lembrar o que Max Lucado diz: 
O medo nunca escreveu uma sinfonia ou um poema, negociou um tratado de paz ou curou uma doença, o medo nunca libertou uma família da pobreza nem um país da intolerância, O medo nunca salvou um casamento ou um negócio. A corájem o fez. A fé o fez. As pessoas que se recusaram a ouvir ou a se curvar ao medo o fizeram. Mas e o medo propriamente dito, o que ele fez? O medo nos aprisiona e tranca as portas. (LUCADO, 2009, p. 14) 
2 O grande perigo da ansiedade 
2.1 A ansiedade também é uma provocadora de depressão 
A revista “Istoé” fez uma matéria recentemente informando um dado bastante alarmante para o povo Brasileiro, mas ao mesmo tempo importante para se ser debatido e combatido, esta foi a publicação; Disponível (O BRASIL, 2018) O Brasil 
12 

   

tem a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo e o quinto maior com depressão.  
No total, 18,6 milhões de brasileiros viviam com algum transtorno de ansiedade em 2015 e 11,5 milhões de pessoas, com depressão no País. Dados publicados nesta quinta-feira, 23, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 322 milhões de pessoas pelo mundo sofrem de depressão, 18% a mais que há dez anos. O número representa 4,4% da população do planeta.  
O mais impressionante é saber que mesmo dentro das igrejas onde se é ensinado a fé e a esperança o número de cristãos afetados pela ansiedade cresce também cada vez mais, recentemente tivemos a notícia de alguns pastores que tiraram suas vidas por conta da depressão, doença essa que tem muito haver, com a ansiedade. Dados revelam algo interessante nesta reportagem; Disponível (O BRASIL, 2018) No dia 7 de abril, para marcar o Dia Mundial da Saúde, a OMS escolheu a depressão como o tema a ser alvo de uma campanha internacional. Para a entidade, governos ainda não dão uma atenção suficiente a esse problema de saúde.  No caso do Brasil, a OMS estima que 5,8% da população nacional é afetada pela depressão, o que coloca o País no quarto com a maior prevalência do problema de saúde. O ranking é liderado pela Ucrânia, com 6,3% da população em depressão. Estônia, Estados Unidos e Austrália estão na segunda posição, com 5,9%. A taxa média brasileira supera ainda a de Cuba, com 5,5%, a do Paraguai, com 5,2%, além de Chile e Uruguai com 5%. No caso global, as mulheres são as principais afetadas, com 5,1% delas com depressão. Entre os homens, a taxa é de 3,6%. Em números absolutos, metade dos 322 milhões de vítimas da doença vivem na Ásia. Quando a ansiedade não é tratada e combatida da maneira correta ela acaba afetando toda a família de uma maneira geral, pois quanto mais a pessoa alimenta os seus medos e os pensamentos negativos que 24h por dia, bombardeiam a sua mente, mais incapacitada ela vai se tornando, tendo em vista que se o medo não for enfrentado e vencido, o mesmo começa a dominar a pessoa e consequentemente ela perde o desejo de comer, se relacionar, trabalhar e em alguns casos mais graves ela chega a perder até mesmo a vontade de viver. A mesma reportagem também revela que; Disponível (O BRASIL, 2018)  
13 

   

De acordo com a OMS, a depressão é a doença que mais contribui com a incapacidade no mundo, em cerca de 7,5%. Ela é também a principal causa de mortes por suicídio, com cerca de 800 mil casos por ano. Além da depressão, a entidade indica que, pelo mundo, 264 milhões de pessoas sofrem com transtornos de ansiedade, uma média de 3,6%. O número representa uma alta de 15% em comparação a 2005. O Brasil lidera na América Latina e no mundo, com 9,3% da população com algum tipo de transtorno de ansiedade. A taxa é três vezes superior à média mundial. Os índices brasileiros também superam de uma forma substancial as taxas identificadas nos demais países da região. No Paraguai, a taxa é de 7,6%, contra 6,5% no Chile e 6,4% no Uruguai. 
Mas este transtorno não ocorre só no Brasil, na verdade o mundo está sendo atingido por uma ansiedade muito grave, ao contrário do que as escrituras nos ensinam que devemos não estar ansiosos por coisa alguma, a maioria das pessoas hoje em dia já perderam noites de sono preocupadas com os problemas do dia de amanhã sejam eles de ordem financeira, conjugal, sejam por motivos de saúde, a maioria dos homens não consegue mais confiar nas promessas de Deus e isso ocorre no mundo todo como diz a pesquisa abaixo; Disponível (O BRASIL, 2018)  Em números absolutos, o Sudeste Asiático é a região que mais registra casos de transtornos de ansiedade: 60 milhões, 23% do total mundial. No segundo lugar vem as Américas, com 57,2 milhões e 21% do total. No total, a OMS ainda estima que, a cada ano, as consequências dos transtornos mentais geram uma perda econômica de US$ 1 trilhão para o mundo. À reportagem, o especialista da OMS para saúde mental, Dan Chisholm, indicou que é difícil indicar um fator isolado que explicaria a alta taxa de transtornos de ansiedade no Brasil e mesmo a depressão. “Ao contrário de outras doenças, existem muitos fatores que atuam de forma conjunta para criar esse cenário”, explicou. Em sua avaliação, os principais fatores de risco que podem pesar no caso brasileiro incluem a situação econômica do país, os níveis de pobreza, desigualdade, desemprego e recessão. Além disso, existem fatores ambientais, como o estilo de vida em grandes cidades. “Trata-se de uma combinação da situação socioeconômica e a realidade da vida de uma população”. 

2.2 SINTOMAS DE ANSIEDADE 
14 

   

Existem muitos sintomas ocasionados pela ansiedade, mas o principal sintoma é o medo, algumas vezes esse medo se torna criativo ou seja a pessoa começa tendo um tipo de medo e depois vai criando outros e mais outros medos  em alguns casos a pessoa começa a ter crises de ansiedades em que o seu coração bate forte e ela chega a pensar que está para ter um infarto, mas existem outros sintomas que vale a pena serem mencionados aqui e são eles: 

2.2.1 Insônia: Por conta do medo o cérebro injeta grandes quantidades de adrenalina no sangue deixando a pessoa em constante estado de alerta e isso atrapalha principalmente na hora de descansar, alguns indivíduos chegam a fazer uso de remédios para induzirem ao sono. De acordo com a pesquisa da psicóloga (BROTTO, 2018) Outro problema que pode causar insônia é a ansiedade. Tanto em relação a outras atividades, como ficar ansioso com uma prova, ou com relação ao sono, como ficar ansioso porque não vai dormir o número suficiente de horas pode levar a uma noite em claro. É importante identificar a causa de sua ansiedade para saber como eliminá-la. 

2.2.2 Irritabilidade: Com a insônia vem a falta de paciência e a irritabilidade, a pessoa ansiosa está sempre de mal humor e acaba por descontar nas pessoas mais próximas a ela como a própria família.   

2.2.3 Perda da vontade de comer: Na própria Bíblia encontramos uma passagem que retrata muito bem o que a ansiedade é capaz de fazer psicologicamente com a pessoa, pois nos conta sobre a vida de Ana, uma mulher que por não conseguir engravidar encontrava-se chorando e sem vontades de comer isso podemos ler em: 1 Samuel 1:6 "A sua rival excessivamente para a irritar, porquanto o Senhor havia lhe cerrado a Madre...pelo que Ana chorava e não comia".  

2.2.4 Pensamentos negativos constantemente:  A pessoa que se encontra com este quadro reclama de constantes pensamentos pessimistas que vão meio que invadindo a sua mente, pensamentos de perdas, de falências, de mortes e outros e quanto mais eles são alimentados mais a pessoa se torna triste e deprimida.  

15 

   

2.2.5 Esgotamento físico e mental: Como o próprio nome diz, é muito dificio a pessoa que chega a este ponto ter vigor para trabalhar, passear e até estudar é o seu corpo pode até parar, mas a sua mente não para, Augusto Cury chama isso de a síndrome do pensamento acelerado.  

3 POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA A ANSIEDADE 
3.1 O uso da fé inteligente como arma principal 
Muitas pessoas enxergam a fé como uma simples religião, porém ela é muito mais do que isso, a fé é a ferramenta que Deus nos deixou para vencer os medos, as preocupações e principalmente as dúvidas que são praticamente o principal motivo de todas as ansiedades, com ela a temos força, energia e determinação para chegarmos onde queremos, a fé nos faz não depender de coisas e pessoas para sermos felizes e realizados, mas vale frisar que quando falamos de fé não nos referimos aquela fé religiosa que faz a pessoas chorar, se arrepiar e sentir Deus, não, não é essa fé que traz resultados mas sim uma fé que leva a pessoa a tomar atitudes na vida baseadas na palavra de Deus, uma fé que conhece e obedece as escrituras sagradas. O apóstolo Paulo já orientava isso a seu filho na fé Timóteo, em sua segunda carta ele afirma: 2 Tm. 2. 15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (BÍBLIA, 2013, p.1294). 
A fé bíblica, não está no choro, no arrepiar dos pelos do braço e nem no sentir Deus, até porque não encontramos nenhum versículo si quer na bíblia dizendo que devemos sentir Deus, mas sim que devemos crer que ele existe independentemente de estar sentindo ele ou não, é por isso que muitas pessoas não conseguem controlar os seus medos e vivem ansiosas na vida, porque vivem pelo que sentem no coração e não pelo que acreditam e o coração como diz nas escrituras é enganoso e desesperadamente corrupto, podemos dizer então que a fé que nos liberta da ansiedade não está nas emoções do coração, mas sim no espírito obediente que é capaz de sacrificar o que for para seguir os mandamentos de Deus. De fato, a fé é a única forma da pessoa se livrar da ansiedade, sem ela os maus pensamentos que provem do medo e das preocupações, no livro (O pão nosso para 365 dias) de Edir Macedo lemos a seguinte afirmação: “A ansiedade é sinônimo de dúvida e falta de fé. Uma 
16 

   

ação constante do mau na mente da pessoa. Por isso, embora ore, jejue ou fique 24 horas na igreja, continua com o pensamento fixo no problema e, assim, a sua fé se torna infrutífera.” 
3.1.2 Se a ansiedade é a dúvida a fé é a certeza 
As maiores batalhas que os ansiosos enfrentam se encontra dentro de suas próprias mentes, que é a guerra entre as dúvida e os medos e enquanto as dúvidas estiverem dominando a pessoa se torna fraca, frágio, susetível e dependente de ansiolíticos que são remédios na sua maioria de tarja preta, enquanto que se dentro de mente do ansioso predominar a certeza, que é a fé, consequentemente ele se torna uma pessoa mais aguerrida, corajosa, audaciosa e independente, a pessoa é capaz de combater o pensamentos negativos a toda hora em que eles chegam e por isso ela também consegue ter resultados positivos em todos os aspectos da vida. Edir Macedo comenta o seguinte: 

Acreditar é o primeiro degrau para chegar ao topo da plena certeza. Por outro lado, a certeza significa o resultado real daquilo em que se acreditava, ou seja, enquanto o acreditar é mera teoria, a certeza é um fato consumado; uma ação prática. No ato de acreditar não existe nenhuma ação, enquanto na certeza sempre há uma atitude, uma ação na direção daquilo de que se tem convicção. Por essa razão, há resultados concretos capazes de mostrar a realidade da fé. (MACEDO, 2007, p. 47) 
Podemos perceber que quem vence as dúvidas do lado de dentro, na mente, também vencerá do lado de fora, na vida, mas quem não vence na mente consequentemente também perderá do lado de fora, pois sem fé a pessoa não terá determinação e persistência o suficiente para ir em busca da sua cura. No evangelho de Lucas 18. 1-8 afirma que: 
E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer, Dizendo: Havia numa cidade, um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem. Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis atendêla; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito. E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? (BÍBLIA, 2013, p.1127). 
17 

   

É necessário vencer a guerra interior primeiro antes de vencer na guerra exterior, e isso somente através da fé e da oração, de acordo com BEVERE, 2011, P 152. 
Permanecer firme é um sinônimo para implacável. A Bíblia não ensina que se resistirmos ao inimigo uma vez, ele está proibido de voltar e atacar de novo. Não, é justamente o contrário: ele pode tentar de novo e de novo. Ao longo dos anos, aprendi que é aqui que muitos cristãos ficam desencorajados e experimentam a derrota. Eles pensam, Acho que não funciona ou Não devo ter o necessário para conseguir. Essas são grandes mentiras. Não podemos pagar pelo entretenimento deles.   A resistência ao diabo ocorre na mente quando percebe-se que está acontecendo um ataque de pensamentos e sentimentos negativos. 

3.2 A oração como solução Apesar da oração ser uma arma espiritual indicada inclusive pelo apostolo Paulo na sua carta escrita a igreja em Éfeso (Efésios 6:17-18). “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo tempo em toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos" (BÍBLIA, 1995, p.1820). 
 Nos dias de hoje as pessoas não encontram paciência para se dedicar as orações, não vemos a oração ter tanta importância dentro das igrejas como se via antigamente, isto se dá pelo fato de que as pessoas tem deixado de acreditar no poder da sua eficácia, pois ninguém coloca força de vontade e determinação em algo que não acredita, basta comparar a força de vontade de ir trabalhar como a mesma força para se dedicar a orar, as pessoas acordam cedo para trabalhar porque acreditam em um salário no fim do mês, porém se fosse dito que talvez elas não receberiam o salário, com certeza ninguém iria trabalhar, assim também é a oração, quem não ora é porque não acredita em seu poder, sem dúvidas enquanto estamos orando nossa mente é cheia de pensamentos de Deus e isso anula os maus pensamentos da ansiedade, como o apostolo Paulo ensina em (Colossenses 3:2) “Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; (BÍBLIA, 1995, p.1836). É preciso ter paciência para fazer uma boa oração, porém as pessoas tem si tornado cada dia mais impacientes e pessimistas, de acordo com M. J. Ryan: 

18 

   

Quando vivenciamos a impaciência, tendemos a engessar a realidade atual: é assim e vai continuar para sempre assim. Vou ficar neste emprego para sempre; Vou ficar trocando fraudas para sempre; Vou ficar enfrentando dificuldades financeiras para sempre; Vou ficar sozinho para sempre; Vou ficar nesta cama, doente, para sempre, Quando estamos atravessando uma situação desconfortável, corremos o risco de reduzimos o mundo aquele momento e nos desesperamos com a possibilidade de aquilo jamais acabar. (J. Ryan, 2003, p. 43) 

Quando se estar orando a mente está em sintonia com Deus e isso ajuda a  fortalecer a fé e a comunhão com Deus, segundo E. Hagin, 2000. 

Permanecer firme é um sinônimo para implacável. A Bíblia não ensina que se resistirmos ao inimigo uma vez, ele está proibido de voltar e atacar de novo. Não, é justamente o contrário: ele pode tentar de novo e de novo. Ao longo dos anos, aprendi que é aqui que muitos cristãos ficam desencorajados e experimentam a derrota. Eles pensam, Acho que não funciona ou Não devo ter o necessário para conseguir. Essas são grandes mentiras. Não podemos pagar pelo entretenimento deles.  

3.3 A inteligência emocional como solução 
Não se pode pensar que a fé é o único remédio para se combater a ansiedade, a fé com certeza é o mais importante, porém não é a única solução para o problema, a inteligência emocional é importante para fazer a pessoa ter equilíbrio nos momentos mais difíceis da sua vida e saber esperar o tempo certo até que o problema se resolva. Segundo Joyce Meyer:  

A ansiedade ao contrário da preocupação, é um sentimento ruim que costuma permanecer mesmo depois que pensamos ter acabado com ele. É como se fosse uma porção dupla de preocupação. Quando estamos ansiosos perdemos a fé e sentimos medo, principalmente medo do amanhã e do desconhecido. E o resultado é a ansiedade. (MEYER, 2004, p. 47) 

A inteligência emocional, faz com que aprendamos com as dores e não apenas soframos com elas, se observarmos o problema apenas como um problema certamente não cresceremos em nada com ele, porém é preciso entender que cada desafio que enfrentamos são oportunidades de amadurecermos e crescermos na fé e nas experiências com Deus, até porque se entendermos cada desafio que enfrentamos como uma espécie de treinamento para obstáculos maiores que venceremos mais a frente esse pensamento já ajudará bastante a vencermos as preocupações, Porém se ficarmos focados apenas no problema em si tudo que 
19 

   

faremos é chorar e achar que o mau vai piorar como podemos ler na própria história de Jó quando ele mesmo tomado por um sentimento pessimista disse em Jó 6:11 "Porque esperar se já não tenho forças. Porque prolongar a vida se o meu fim é certo." (BÍBLIA, 1997, p. 725)  
Quando a pessoa está ansiosa de mais, e muito preocupada ela tende a pensar mais em coisas negativas do que positivas e isso é um grande problema é preciso entender que o cérebro humano deve se acostumar a pensar positivamente, se pararmos para pensar vamos concordar que o ser humano é negativo por natureza e está sempre achando que o pior vai acontecer como na passagem bíblica onde o profeta Elias por ser ameaçado de morte pela Rainha Jesabel ficou muito depressivo, mas subindo ao monte para falar com Deus, ouviu uma palavra de ânimo em seguida seguiu o seu propósito de vida, o mais interessante é que o homem que em seu ânimo chegou a desejar a própria morte, nunca morreu, mas foi arrebatado aos céus. A escritora Joyce Meyer citando uma passagem da bíblia traz um ensinamento muito interessante, quando escreve:  
Treine o seu cérebro para confiar e acreditar em Deus e ter pensamentos positivos baseados na sua palavra. Decida-se a pensar como Josué e Calebe, e não como os dez espias negativos que nunca puderam desfrutar a Terra Prometida. Opte por ver o poder que está disponível em você através de Deus se você confiar Nele mais do que nas suas circustancias. Lembre-se sempre de que nada é impossível com Deus! (MEYER, 2010, p. 37.) 

Treinamento mental é o conselho de uma das maiores escritoras e palestrantes no assunto, e que apesar de não ser psicóloga vivenciou o problema de perto e tem o conhecimento vivido acerca do problema, pois quando se trata de vencer a ansiedade a melhor coisa a fazer é procurar a ajuda profissional mas principalmente,  ajuda espiritual e o conselho de quem não apenas possui o conhecimento cientifico, mas que também tenha passado e superado este transtorno. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Portanto, não restam dúvidas de que conhecer e saber como vencer a ansiedade é de suma importância para a igreja, tendo os problemas que são ocasionados pela falta de controle deste medo que tem tirado a paz das pessoas.  

20 -
   

 As estratégias existentes para vencer esse transtorno são por isso importantíssimas, mas se não houver um estudo maior por parte principalmente das lideranças nas igrejas, ficará difício combater o problema de forma eficaz. A igreja tem todas as condições de vencer a ansiedade através da fé inteligente na palavra de Deus e fazendo uso das armas espirituais como a oração e a súplica no Espírito Santo, pois com esforço e dedicação podemos treinar o no cérebro para pensar apenas nos pensamentos da fé nas promessas de Deus.  A leitura de livros que abordam o assunto em conjunto com a leitura bíblica também são fundamentais, assim o leitor como a pessoas com ansiedade terá a disposição estratégias bem inteligentes afim de acabar com este problema. A igreja deve também incentivar seus membros a se comunicarem mais e se abrirem a pessoas preparadas como psicólogos e terapeutas cristãos bem como pastores conselheiros nesta área de atuação 


Pr. Rodrigo Ribeiro ( Teólogo, comunicador, pastor e fundador do Ministério Amor de verdade e do Instituto Teológico I.T.A.M.A.V )

REFERÊNCIAS 

BEVERE, Jonh. Implacável. Rio de janeiro, Luz às nações, 2011, p 152 
BÍBLIA.  Português. Bíblia de Estudo Shedd. São Paulo: Vida nova, 1997. 
BRASIL, tem maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, diz OMS. Disponível em: <https://istoe.com.br> Acesso em. 21 Fev, 2018. 
BROTTO, Thaiana. Disponível em: <https://www.psicologosberrini.com.br>. Acesso em: Fev 2018. 
CURY, Augusto. Ansiedade como enfrentar o mal do século. São Paulo, Editora Saraiva, 2013, p 103. 
HAGIN, Kenneth E., Pensamento certo ou errado. Rio de janeiro, Editora graça, 2000, p 7. Pensamento certo ou errado 
MACEDO, Edir. O pão nosso para 365 dias. Pagina referente ao dia 24 de janeiro, Rio de Janeiro, Unipro editora, 2015. 
21 

   

MACEDO, Edir. Fé racional. Rio de Janeiro: Unipro editora, 2012 p 14. 
MACEDO, Edir. O poder sobrenatural da fé. Rio de Janeiro, Unipro editora, 2007, p 47. 
LUCADO, Maxi. Sem medo de viver. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2009 p 14. 
MEYER, Joyce. Pensamentos poderosos. Belo horizonte: Bello pulblicações, 2010, p 120. 
MEYER, Joyce. Conversa franca sobre preocupação: Minas Gerais, ano 2004, p 47. 
RYAN, M. J. O poder da paciência. Rio de Janeiro, GMT Editores LTDA, 2003, P 43. 

0 comentários: