Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 7 de junho de 2013

OS CINCO MARIDOS DA MULHER SAMARITANA

Leia consultando a Bíblia.
João 4: 9

- Aquela mulher ficou confusa com o gesto de Jesus. Ela pode ter pensado: "será que Ele mesmo não poderia pegar a sua própria água"? Porque então está pedindo a mim?"
Naquela época, discriminavam muito os samaritanos e se caso eles vissem um judeu se comunicando com o mesmo, aquilo já seria motivo para ele ser expulso da comunidade judaica. Mas Jesus não era muito de ligar para o que as pessoas diziam. E Ele tinha um poder de se comunicar com qualquer tipo de pessoa sem discriminação, porque Ele mesmo disse: "aqueles que o Pai me deu, de maneira nenhuma os lançarei fora" (A IGREJA NÃO PODE FAZER NENHUM TIPO DE DISCRIMINAÇÃO).
Mas veja, o que Ele vai dizer a ela: vs 16 - 19. Os samaritanos infelizmente tinham esse problema, eles não eram fiéis , nem a Deus e nem a eles mesmos. Os cinco maridos da mulher samaritana representavam os falsos deuses com os quais Samaria havia traído o Senhor. Jesus é o único marido da igreja e Ele não aceita dividir a Sua Glória com ninguém.
- E porque será que os judeus não queriam se misturar com os samaritanos? Para nós entendermos isto,  é necessário primeiro irmos lá atrás, quando Samaria foi tomada pelos inimigos.
2 Reis 17: 24
- O rei da Assíria resolveu deportar os samaritanos para o seu país e repovoar  Samaria com outros povos, só que estes povos que foram morar em Samaria não conheciam os costumes dos hebreus e começaram a trazer práticas religiosas da sua própria nação. E por eles contaminarem aquela terra com suas idolatrias, o próprio Deus vai enviar leões entre eles, vs 25, 26, eles perceberam que aquilo era juízo de Deus, por suas práticas pecaminosas. Vs 27, 28. Os detalhes da palavra são extraordinários! Porque tudo o que aconteceu com Samaria é o que está acontecendo com a terra hoje.
-  Os homens vieram para o mundo nos últimos tempos sem conhecer os costumes do Deus desta terra e fizeram imagens, cultuaram demônios, se prostituíram e continuaram assim. Por isso, Deus permite que juízos venham sobre os povos como: terremotos, guerras, doenças, fome e etc...
-  Mas Deus amou tanto a humanidade, que nos enviou um Sacerdote Eterno e que habita até hoje em Betel, Betel hoje é a igreja. Vs 29 Veja! 
-  O Sacerdote já ensinou os costumes do Deus da terra, o problema é que cada um quer fazer o que quer, ou seja, querem servir a Deus e ao mesmo tempo servir aos ídolos. Agora analisa cada falso deus que eles fizeram e veja se não se parecem muito com os dos dias de hoje: 
-  sucote benote (era uma deusa cuja a adoração era a perversão sexual, nos dias de hoje é a pomba gira)
-  nergal (conhecido como o deus do abismo, era a imagem de um guerreiro que tinha como simbolo um homem leão, nos dias de hoje qual é a imagem que representa um guerreiro?)
-  asima (cultuava a astrologia e mexia com a numerologia, nos dias de hoje são os signos as advinhações)
- nibaz ( o senhor das trevas)
- tartaque (o heróí das trevas profundas)
- adrameleque e anameleque (ambos aceitavam sacrifícios infantis) 
Vs 32 - 34 Não dar para servir a Deus e aos ídolos ao mesmo tempo, o povo tem que saber mais sobre os costumes do Deus da terra se não? Leia Oséias 4: 6, 9, 10. Então que fazer? João 4: 10, 24, 25 leia agora o vs 17.
Aquela mulher só foi salva, quando confessou que não tinha marido. Confesse que você não tem outro a não  ser Jesus!


Deus te Abençoe .  pr. Rodrigo ribeiro
 






0 comentários: